Lajes nervuradas: nova tecnologia promete reduzir custos na obra


Blog Construct – Novembro/2017

Por Especial para Blog Construct

 

Encontrar uma solução alternativa que otimize custos e mantenha todas as características e qualidade dos seus produtos é o sonho de qualquer empresa. Quando esta otimização impacta diretamente na curva A de um projeto, o benefício se torna ainda mais relevante.

Pensando nisso, a ATEX Brasil resolveu trazer ao país o Tubex, produto que promete trazer benefícios ao sistema de lajes nervuradas, reduzindo custos com a instalação e agregando valor aos projetos que utilizam esse tipo de sistema construtivo.

Dentre os tipos de lajes de concreto, a laje nervurada se destaca por utilizar fôrmas de plástico (cubetas). O Tubex se diferencia das outras alternativas por permitir que a fôrma seja instalada na linha neutra do elemento estrutural – assim, há pouco impacto no dimensionamento da estrutura sendo montada.

Confira a seguir como a tecnologia Tubex funciona e suas vantagens para o mercado da construção civil:

O que é o Tubex?

atex-tubex

O Tubex é uma evolução dos tubos de PVC, que eram cortados e colocados entre as cubetas para formação do furo nas lajes. Estes furos permitem a instalação de dutos de ventilação, tubos hidráulicos e calhas elétricas transpassados na espessura da laje.

Otimização dos custos e sustentabilidade

Segundo índices da ATEX Brasil, com o Tubex é possível economizar até 11% do volume de concreto na execução do sistema de laje nervurada. Quando comparado à utilização de lajes convencionais (maciça), a economia pode chegar a 55%.

Além disso, a redução considerável no volume de concreto diminui o impacto direto ao meio ambiente, já que menos recursos naturais serão necessários para a construção.

Instalações embutidas

Os furos horizontais entre cubetas possibilitam o uso de instalações aparentes, o que traz um melhor aproveitamento da distância do pavimento ao teto (pé direito) – uma opção moderna para o acabamento, que também pode proporcionar melhor desempenho acústico aos ambientes.

Pé direito livre

Com as instalações embutidas na laje, há liberdade para reduzir ou aumentar o pé direito dos pavimentos, a fim de atender às expectativas e necessidades dos clientes.

Fachada e Gabarito

HOLEDECK_01

Ao aplicar a redução do pé direito em todos os pavimentos do empreendimento, algumas oportunidades surgem:

Diminuição da área de fachada: Por se tratar de um item financeiramente expressivo na construção de um edifício, reduzir a área da fachada pode ser uma alternativa atraente para reduzir custos ou investir em melhores materiais e acabamentos.

Inclusão de novo pavimento, mantendo o gabarito do edifício: Ao aplicar a redução do pé direito pela aplicação de instalações embutidas em todos os pavimentos, é possível viabilizar a inclusão de um ou mais pavimentos no empreendimento sem que a altura do edifício seja alterada.

Uso no Brasil

A utilização do Tubex no Brasil foi possível através de uma iniciativa da Método Engenharia em conjunto com a ATEX Brasil. No início de 2016, após verificação de referências internacionais do sistema desenvolvido pela espanhola Holedeck, a construtora procurou um parceiro que pudesse desenvolver uma alternativa nacional do sistema de cubetas com furos. Depois da apresentação do sistema, a ATEX comprou a ideia e decidiu implementar a inovação, que atualmente já está disponível no mercado nacional.