Lean Construction: benefícios, exemplos e 5 princípios fundamentais


Blog Construct – Dezembro/2017

Por Nadine Alves

leanconstruction-course

O Lean Construction se tornou um dos principais métodos de gestão e gerenciamento de projetos na construção civil. Dentre outros benefícios, sua adoção traz aumento de produtividade, redução de custos e no tempo de entrega do produto final aos clientes, elevando o nível de satisfação e eficiência do mercado.

Confira a seguir o que é o Lean Construction, suas principais metodologias e exemplos de como aplicá-las na sua empresa de construção civil:

O que é o Lean Construction?

Lean Construction (construção enxuta, em inglês) consiste na adoção dos princípios do Lean Production (produção enxuta) na construção civil. Esse sistema de produção foi desenvolvido pela Toyota na década de 1940, e o principal objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência através da redução de desperdícios, gargalos, tempos de espera e superprodução. Para isso, as principais metodologias usadas foram o TQM (Total Quality Management) e JIT (Just in Time).

1. Todo trabalho deve ser altamente especificado no seu conteúdo, sequência, tempo e resultado.

2. Toda relação cliente-fornecedor deve ser direta, com um canal definido e claro para enviar pedidos e receber respostas.

3. O fluxo de trabalho e processo para todos os produtos e serviços deve ser simples e direto.

4. Qualquer melhoria deve ser feita pelo método científico, sob a coordenação de um orientador e no nível mais baixo da organização.

A partir da década de 1990, a adaptação destes princípios para o setor da construção civil passou a ganhar força e representação em todo o mundo. A partir de então, o foco dessa técnica no setor minimizar o desperdício e agregar valor ao produto final, sem diminuir a produtividade nos canteiros de obras.

Princípios do Lean Construction

Esta metodologia de gerenciamento de obras tem como base alguns princípios:

1. Reduzir atividades que não agregam valor

Na Construção Enxuta, cada processo consiste em um fluxo de materiais, desde a matéria-prima até o produto final. Este fluxo é constituído por atividades de transporte, espera, processamento e inspeção, que não agregam valor direto ao produto final.

Assim, a eficiência construtiva dos processos pode – e deve – ser melhorada, principalmente através da redução ou eliminação dessas atividades. Um exemplo bem simples é a utilização de caminhões maiores para o transporte de materiais, diminuindo o número de viagens necessárias e, consequentemente, o valor gasto com essa atividade.

Para colocar isso em prática, é necessário analisar toda a cadeia produtiva interna da empresa, buscando identificar processos desnecessários ou repetitivos, que podem ser simplificados ou substituídos por métodos mais eficientes de fluxo.

2. Aumentar o valor do produto de acordo com as necessidades dos clientes

Este princípio estabelece que as necessidades dos clientes devem ser claramente identificadas antes do início de qualquer projeto ou implementação de processos. Ao longo da execução do projeto, todos os dados devem estar disponíveis para os profissionais responsáveis – é possível conseguir essas informações através de pesquisas de mercado com possíveis clientes e com pesquisas de satisfação com clientes cujos projetos já foram entregues.

Por exemplo, se a porcentagem de pessoas acima de 60 anos for significativa entre os clientes em potencial ou já existentes, a adoção de soluções de acessibilidade e segurança em áreas externas e dentro dos imóveis pode ser um diferencial decisivo para a compra, aumentando o valor agregado das unidades.

3. Reduzir a variabilidade

A construção de edifícios ou estruturas envolve variações relacionadas a fornecedores, métodos construtivos, tempo de execução e à própria demanda dos clientes. Reduzir essa variabilidade é fundamental para que a construtora possa manter um padrão financeiro e executivo em suas obras, garantindo a qualidade e uniformidade do produto final.

O grande problema é que a construção civil é um dos setores com maiores taxas de incertezas e imprevistos, já que cada projeto é único e possui seu próprio ritmo de construção, determinado pela mão de obra disponível, pelas condições locais e pela disponibilidade de insumos e equipamentos. Para reduzir isso, o ideal é investir em processos construtivos padronizados, seja através do uso de blocos pré-fabricados em estruturas ou no uso de apenas um sistema de instalações elétricas e hidrossanitárias, reduzindo as chances de problemas, retrabalho e incompatibilidades.

4. Reduzir o tempo de ciclo

A redução do tempo de ciclo é tem origem na filosofia Just in Time. O tempo de ciclo é composto por todas as atividades de transporte, espera, processamento e inspeção para a produção de um determinado produto. Ao reduzir esse tempo, a empresa acaba obtendo outras vantagens, como a entrega mais rápida ao cliente, facilidade na gestão fragmentada dos projetos e precisão na estimativa de futuros projetos, com um sistema de produção mais estável e adequado.

5. Aumentar a transparência dos processos

A transparência de gestão dentro e fora do canteiro de obras é fundamental para que erros, gargalos e oportunidades possam ser identificados com maior facilidade, agilizando a tomada de decisão e beneficiando o produto final a ser entregue ao cliente. Este princípio contribui para a maior participação da mão de obra no desenvolvimento de melhorias e soluções.

Algumas formas de garantir a transparência na construção civil envolvem a remoção de obstáculos visuais do canteiro de obras (como divisórias e tapumes), utilização de cartazes e sinalização com informações relevantes, adoção de indicadores de desempenho e de programas de organização e limpeza em campo.

Benefícios do Lean Construction

A adoção do Lean Construction é uma forma eficiente de reduzir as etapas de produção na construção civil, reduzindo custos de forma inteligente e sustentável. É importante saber que essa metodologia envolve a busca por melhorias contínuas de todos os processos, e que isso depende de muita organização, disciplina e acompanhamento constante de informações sobre cada projeto.

Os princípios do Lean Construction são diretrizes para a otimização das atividades da sua empresa – no entanto, não é preciso seguir todas elas exatamente como são descritas. A adoção destes métodos irá variar de acordo com a atuação e as necessidades de cada empresa e de cada projeto, e seguir o Lean Construction à risca pode acabar eliminando atividades estratégicas e comprometendo o andamento de obras. Aqui, o ideal é ter uma visão diferente para cada projeto e avaliar quais são os pontos de melhorias e mudanças mais adequadas em cada um deles.