12 cursos online gratuitos para engenheiros civis


Blog Construct – Fevereiro/2016

Por Bruno Toranzo

default_og_image

Como profissional de engenharia civil, você sabe bem que só a faculdade não basta para manter a competitividade no mercado de trabalho. É preciso estudar e se atualizar ao longo de toda a carreira. A produtividade no canteiro de obras está diretamente ligada ao nível de conhecimento dos profissionais envolvidos nos projetos de construção civil. E no quesito produtividade, aliás, o Brasil não vai bem. O mais recente Relatório Global de Competitividade aponta que o país é apenas o 75º mais produtivo em um ranking formado por 140. Pior do que isso: despencou 18 posições em relação a 2014.

Para você se aperfeiçoar, contribuindo para elevar a futura classificação do Brasil nesse ranking, que leva em conta dentre outros fatores educação e capacidade de inovar, sugerimos 12 cursos online gratuitos para engenheiros civis que você pode fazer agora mesmo.

São cursos em áreas-chave, como gestão de projetos, comunicação, liderança, sustentabilidade, qualidade e administração, para complementar a formação de engenheiros e outros profissionais do setor da construção civil. Confira:

1. Gestão de Projetos

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)
Professores: Marly Monteiro de Carvalho e Daniel Capaldo Amaral
Carga Horária: 45 horas

O curso aborda inovação em um contexto de grandes obras de infraestrutura vivido pelo Brasil nos últimos anos. O objetivo é estabelecer as diferenças para os engenheiros civis entre a gestão tradicional de projetos que cuida da rotina e a gestão de projetos que se preocupa com a inovação. Clique aqui para saber mais.

2. Gerenciamento do Escopo de Projetos

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professores: João Vieira de Araújo e Maria Christina Barbosa da Costa
Carga Horária: 5 horas

Certifique-se de que o projeto realmente inclua todo o trabalho necessário para que obtenha sucesso. Um dos objetivos do curso é garantir que o escopo levante, acorde, documente e aprove as expectativas de todos os envolvidos. Clique aqui para saber mais.

3. Processo de Comunicação e Comunicação Institucional

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professor: Roberto Raupp
Carga Horária: 5 horas

O objetivo aqui é aperfeiçoar suas habilidades de se comunicar no contexto empresarial. São analisados os princípios fundamentais que regem a Comunicação como meio cultural capaz de gerar conhecimento, interação e troca de informações. Falhas de comunicação costumam ser um dos principais geradores de problemas no canteiro de obras, e este curso ajudará você a minimizar as falhas. Clique aqui para saber mais.

4. Fundamentos da Administração

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)
Professor: Hélio Janny Teixeira
Carga Horária: 60 horas

Para serem bons profissionais e gestores, engenheiros precisam dominar alguns princípios básicos da Administração. Apesar de fazer parte de outra área de conhecimento, os conceitos da Administração são fundamentais para o gerenciamento de projetos, equipes e empresas. Dentre outros tópicos, o curso oferecido pela plataforma Veduca aborda itens como análise de sistemas e processos, planejamento estratégico, finanças e sucesso empresarial. Clique aqui para saber mais.

5. Contratos e sua aplicação ao Direito Imobiliário

Instituição de ensino: Unieducar
Professor: José Fernando Simão
Carga Horária: 4 horas

Os contratos são um importante instrumento de vendas e negócios na engenharia civil. Um contrato mal feito ou sem minúcias pode trazer, além de constrangimentos, prejuízos financeiros e jurídicos graves para a empresa. O curso ofertado pela Unieducar aborda itens como os princípios sociais do contrato, propriedade e direitos reais, conceitos fundamentais para os profissionais responsáveis por planejamento e vendas dentro de uma construtora ou imobiliária. O módulo gratuito possui 4 horas, mas é possível adquirir o curso com maior carga horária a partir de R$127.

6. Motivação nas Organizações

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professora: Sylvia Constant Vergara
Carga Horária: 5 horas

Engenheiros civis sabem que motivação no canteiro de obras faz toda a diferença. A proposta deste curso é analisar o processo motivacional, apontando os fatores decisivos para manter os colaboradores engajados e produtivos dentro da empresa. Clique aqui para saber mais.

7. Fundamentos da Gestão de Custos

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professores: Betovem Coura e Marcos de Andrade Reis Villela
Carga Horária: 5 horas

Aprenda a diferenciar contabilidade gerencial de financeira em um curso centrado em contabilidade de custos. Este é um bom exemplo de conteúdo para melhorar noções de controle de gastos gerados tanto no escritório em empresas de construção civil quanto no canteiro de obras. Clique aqui para saber mais.

8. Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professora: Roberta de Carvalho Cardoso
Carga Horária: 10 horas

Com suporte do Walmart Brasil, o curso apresenta conceitos ligados à sustentabilidade e provoca reflexão sobre hábitos e atitudes relacionados a esse importante tema. Os engenheiros civis terão condições de elaborar projetos ainda mais responsáveis do ponto de vista ambiental e social. Clique aqui para saber mais.

9. Qualidade em Serviços

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professor: Stavros Panagiotis Xanthopoylos
Carga Horária: 15 horas

Como o próprio nome diz, o objetivo deste curso online gratuito é mostrar como encantar seu cliente. Ao trazer conceitos de qualidade no setor de serviços, ele analisa os modelos de gestão disponíveis nas empresas. Clique aqui para saber mais.

10. Mapeamento de riscos profissionais 

Instituição de ensino: LearnCafe
Professor: Patrick Pasini Berkenbrock
Carga Horária: 3 horas

Seguir as normas técnicas de Segurança do Trabalho é atitude obrigatória para qualquer empresa – principalmente nas construtoras e empresas de engenharia. Neste curso, o profissional poderá aprender a criar um Mapa de Risco, identificando os riscos físicos, químicos, ergonômicos, biológicos e mecânicos aos quais os trabalhadores estão suscetíveis durante a rotina de trabalho. Clique aquipara saber mais.

11. Licenciamento ambiental

Instituição de ensino: Instituto Politécnico de Ensino a Distância (IPED)
Professor: Roseval Júnior
Carga Horária: 80 horas

O curso de Licenciamento Ambiental aborda o conjunto de normas e procedimentos a serem cumpridos pelas empresas de tecnologia, engenharia e construção civil, cuja atividades estão sujeitas às normas da legislação ambiental. Clique aqui para saber mais.

12. Gestão e Gerenciamento de Obras

Instituição de ensino: Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD)
Carga Horária: 35 horas

O curso online gratuito abrange as etapas de orçamento e planejamento de uma obra. É a oportunidade que os engenheiros civis têm de compreender modelos de planilhas e critérios para levantamento de orçamento. O participante pode solicitar seu certificado de conclusão. Clique aqui para saber mais.