11 startups de construção civil para ficar de olho em 2018


Blog Construct – Abril/2018

Por Nadine Alves

shutterstock_233305984-702x336

A revolução tecnológica finalmente chegou à construção civil: segundo um mapeamento da Construtech Ventures, existem cerca de 250 startups de construção civil no Brasil.

Oferecendo serviços inovadores em áreas como gestão de projetos e obras, aluguel de equipamentos, conteúdo online, gestão de resíduos, compra e venda de imóveis e até gestão de condomínios, não há mais motivos para que alguma empresa do setor deixe a tecnologia longe de seus projetos.

Confira a seguir 11 startups de construção civil para ficar de olho em 2018:

1. Construct

Com foco na gestão de obras e equipes, o Construct App representa a união do escritório e do canteiro de obras, para que as empresas da Construção economizem tempo e dinheiro com o que realmente importa: a qualidade dos projetos construídos. Em 2017, a Construct foi eleita como uma das 100 startups de construção civil mais inovadoras do mundo.

Com interface web e aplicativos para celular, é possível gerir toda a evolução das obras de qualquer lugar. É possível adicionar plantas, imagens, criar tarefas e checklists, enviar relatórios personalizados e adicionar toda a sua equipe ao aplicativo, atribuindo responsabilidades, prazos e acompanhando de perto a execução de todas as atividades necessárias. Através do Construct, as empresas podem executar vistorias de qualidade, registro fotográfico, gerenciamento de equipes remotas, comparação de produtividade entre projetos, equipes e funcionários e muito mais. Experimente grátis.

2. Buildin

Focado na distribuição de conteúdo sobre a construção civil, o Buildin reúne centenas de artigos, eBooks, análises e materiais ricos, tudo atualizado diariamente.O portal conta com um time de especialistas em áreas como gerenciamento de projetos, orçamento, inovação, arquitetura e viabilidade econômica, que escrevem sobre assuntos de relevância atual para os profissionais do setor.

Também é possível acompanhar os principais índices da construção civil atualizados na página principal do Buildin. Além disso, o portal realiza Webinars com especialistas do setor, eventos presenciais por todo o Brasil – como o Construtalk, cujo tema é inovação e tecnologia na Construção e proporcionará o networking entre profissionais, pequenas empresas e representantes de grandes construtoras.

3. Benvenuto

A startup mineira Benvenuto atua como uma imobiliária online e propõe uma nova experiência para a compra e venda de imóveis. Cada imóvel cadastrado na plataforma recebe avaliação jurídica, ganha uma estratégia personalizada de anúncio com mídias online e offline além de uma definição do cliente ideal para a compra. Ao final de cada negócio fechado, tanto o comprador quanto o vendedor do imóvel podem ser premiados com 10% do valor da comissão em produtos de uma rede de empresas parceiras.

Na startup, o corretor de imóveis recebe o nome de Agente Benvenuto e trabalha com plano de carreira e uma comissão que chega a ser duas vezes maior do que a atualmente oferecida pelo mercado. O Agente deve ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e veículo próprio, e a Benvenuto oferece suporte tecnológico para todos os processos de contato com o comprador e a venda do imóvel, além de treinamentos e remuneração mais atrativa.

4. Viva Decora

Criado pelo portal de busca de imóveis VivaReal, o Viva Decora serve de vitrine para quem procura dicas e inspirações relacionadas ao universo da decoração, arquitetura, reforma e design de interiores.

Com uma infinidade de imagens separadas por ambientes e estilos, o Viva Decora ainda funciona como portfólio para arquitetos, decoradores e designers de interiores, que podem cadastrar imagens e informações de seus trabalhos na plataforma e, assim, ficar em contato direto com uma rede de possíveis clientes. Os usuários também podem salvar seus projetos favoritos e compartilhá-los com outras pessoas por e-mail ou redes sociais.

Além do portal online, o Viva Decora conta com um aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS, facilitando ainda mais reunir inspirações para renovar a decoração de casa.

5. OrçaFascio

O OrçaFascio é um software para a elaboração de orçamentos de obras, com foco na simplicidade de inserção e visualização de dados. Com mais de 54 mil composições analíticas nacionais e regionais, ainda é possível gerar relatórios, criar e gerir o cronograma físico-financeiro da obra e realizar medições.

Outros diferenciais são a importação de planilhas do Excel e a possibilidade de criar composições de custos personalizadas para a própria empresa, a partir da importação de dados de um ou mais orçamentos.

6. OFCDesk

A OFCdesk é especializada em soluções para as tecnologias CAD e BIM (Building Information Modeling). A ideia do software é garantir a interoperabilidade entre diferentes plataformas de software, com bibliotecas CAD e BIM e direcionadas a profissionais da arquitetura, design de interiores, engenharia, lojistas e fabricantes da indústria.

7. NetResíduos

O NETResíduos é um software especializado no Gerenciamento de Resíduos da construção civil. Com mais de 160.000 m³ de resíduos gerenciados em obras e indústrias em todo o Brasil, a plataforma garante agilidade, segurança de dados e armazenamento de informações na nuvem.

O NETResíduos conta com uma rede credenciada de transportadores de resíduos, além de mais de 100 áreas receptoras que garantem um destino seguro e sustentável para os resíduos gerados em obras.

8. Contraktor

Como foco na gestão de contratos das empresas de construção civil, o Contraktor oferece a gestão de documentos de negócios de forma colaborativa, com acompanhamento do vida dos contratos através dos diferentes estados da negociação.

O sistema em nuvem do Contraktor oferece agilidade na elaboração, negociação, assinatura eletrônica, armazenagem e monitoramento da carteira de contratos, com todas as ferramentas necessárias para que os negócios possam ser fechados de forma dinâmica, personalizada e sem gerar esforços extras para a empresa.

9. Inside Places

A Inside Places consiste em uma plataforma 360 graus para que construtoras e imobiliárias apresentem seus projetos a clientes em terceira dimensão. Com o Tour 360, é possível levar clientes para dentro do seu projeto antes mesmo do empreendimento estar pronto, além de reduzir significativamente os custos com materiais impresso de divulgação e a construção de ambientes decorados.

Além disso, a tecnologia possibilita a apresentação do projeto em qualquer lugar, desde um ponto de venda, showrooms ou até mesmo na casa do cliente.

A Inside Places também oferece a criação de maquetes interativas e o uso da Realidade Virtual (VR), onde os clientes podem interagir com ambientes decorados de forma totalmente imersiva e realista.

10. Indica Obra

O Indica Obra é um Portal que reúne empresas e profissionais que prestam serviços ou fornecem materiais e equipamentos para os mais diversos tipos de obras, possibilitando a realização de orçamentos e contratações dos fornecedores ideais. O cliente seleciona os serviços que precisará em sua obra – como esquadrias, estruturas metálicas e de concreto, fundações e pintura – escolhe os fornecedores para cada item e recebe uma proposta de acordo com suas necessidade e as medidas especificadas.

Os diferenciais do Indica Obra incluem a geração de uma tabela para comparação de valores, suporte de um profissional técnico e assinatura online de contrato, proporcionando agilidade e economia para a execução de obras seguras e de acordo o padrão de qualidade exigido pelo cliente. Para que a escolha não seja às cegas, cada fornecedor conta com avaliações dos serviços já prestados. Tanto profissionais autônomos quanto empresas podem se cadastrar como fornecedores na empresa, garantindo maior visibilidade no mercado.

11. Tracktoor

A Tracktoor é uma startup que revoluciona o mercado de locação de máquinas e equipamentos. Por meio de uma plataforma única, ela conecta locadores e locatários de todo o Brasil. Os locadores podem anunciar seus equipamentos na plataforma e receber cotações, em tempo real. Além disso, a startup não cobra comissão e nem taxas de intermediação pelas negociações realizadas na plataforma. É uma forma mais direta, rápida e prática do locador anunciar seus equipamentos para o seu público.

O propósito da empresa é ser o maior ecossistema de máquinas e equipamentos do mundo, garantindo que construtoras, empreiteiras, mineradoras, produtores rurais e qualquer outro negócio, tenham condições de encontrar e alugar máquinas e equipamentos variados, sem dor de cabeça e próximos de onde precisam – e isso tudo sem depender de intermediadores.

A utilização da ferramenta é 100% gratuita para usuários, e os locadores têm número ilimitado de anúncios de equipamentos, deixando toda a frota visível para locatários em todo o país.