9 cursos online gratuitos para arquitetos


Blog Construct – Junho/2018

Por Nadine Alves

Vantagens-das-estruturas-de-concreto-armado

Seja você um profissional da arquitetura ou ainda um estudante, só os conhecimentos adquiridos na faculdade não são suficientes para garantir a competitividade no mercado – principalmente em um setor que passa por constantes mudanças e inovações tecnológicas como o da Arquitetura, Engenharia e Construção Civil.

Para ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista com 9 cursos online gratuitos para arquitetos, que abordam temas fundamentais para a concepção de projetos eficientes, inovadores e atualizados de acordo com as principais tendências. Confira:

1. Arquitetura industrializada

Instituição de ensino: LearnCafe

Carga Horária: 12 horas

Este curso aborda como as tecnologias arquitetônicas evoluíram desde a Revolução Industrial, levando em conta a aplicação e a utilização de técnicas, conceitos e materiais. Além disso, o curso também apresenta o histórico das tecnologias de produção e das propostas e realizações de arquitetura industrializada, com motivos para a industrialização da construção civil e a evolução das alternativas para esse objetivo – em especial a Construção Modular. Clique aqui para saber mais.

2. Arquitetura sustentável: o uso de fontes alternativas de energia

Instituição de ensino: LearnCafe

Carga Horária: 18 horas

Este curso traz algumas definições sobre sustentabilidade e a relação que a arquitetura possui com as questões ambientais através do consumo de recursos energéticos. O objetivo é pensar em alternativas limpas para a produção de combustíveis e energia, necessários para o funcionamento de qualquer construção ou projeto de arquitetura. O curso aborda temas como o panorama energético do Brasil e do mundo, sistemas de Avaliação Ambiental, programas governamentais e algumas alternativas que já podem ser aplicadas. Clique aqui para saber mais.

3. Maquetes arquitetônicas com SketchUp

Instituição de ensino: LearnCafe

Carga Horária: 12 horas

O curso tem como objetivo aperfeiçoar na construção de maquetes arquitetônicas 3D através do software SketchUp. O curso aborda itens como comandos básicos do SketchUp, menus, tutoriais para modelação a partir de plantas do AutoCad, renderização, importação de modelos e muito mais. Ideal para estudantes de arquitetura, e profissionais que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos de modelagem e confecção de maquetes arquitetônicas em três dimensões. Clique aqui para saber mais.

4. Gestão Imobiliária: Avaliações e Perícias

Instituição de ensino: Unieducar

Carga Horária: 4 horas (mínimo) a 280 horas (máximo)

Engenheiros e arquitetos são responsáveis pela rotina de avaliações e vistorias de imóveis. Para evitar problemas futuros – tanto para clientes quanto para a construtora ou imobiliária responsável – é preciso ter domínio da atividade e olhar crítico para as possíveis situações que podem surgir. Este curso aborda os aspectos gerais da avaliação de imóveis e Perícias, além de aspectos legais do serviço e sistemas constituintes do produto imobiliário.

A versão gratuita do curso tem duração de 4 horas. É possível aprofundar os conhecimentos no tea adquirindo um dos módulos pagos, com carga horário a partir de 40 horas, emissão de certificado e conteúdos extras exclusivos. Clique aqui para saber mais.

5. Projeto arquitetônico e conforto ambiental em edificações

Instituição de ensino: Unieducar

Carga Horária: 4 horas (mínimo) a 280 horas (máximo)

Este curso aborda as principais diretrizes para que os arquitetos possam garantir conforto ambiental aos projetos, tendo em mente a utilização consciente de energia, recursos e materiais disponíveis. Alguns dos tópicos trabalhados são planejamento urbano e gestão das cidades, gestão da qualidade para projetos técnicos e desempenho das edificações sob a ótica de seus usuários, projeto estrutural, hidrossanitário e elétrico e avaliações qualitativas e quantitativas de imóveis.

A versão gratuita do curso tem duração de 4 horas. É possível aprofundar os conhecimentos no tea adquirindo um dos módulos pagos, com carga horário a partir de 40 horas, emissão de certificado e conteúdos extras exclusivos. Clique aqui para saber mais.

6. Smart Cities

Instituição de ensino: ETH Zurich

Carga Horária: 30 horas

Curso em inglês

As Smart Cities são cidades que utilizam ativamente a tecnologia para conectar e melhorar a infraestrutura e a eficiência dos centros urbanos. Este curso, oferecido pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), aborda os fundamentos das Smart Cities e da pesquisa em ciências urbanas, além de como o comportamento dinâmico e o aprendizado orientado pelo cidadão diferenciam a cidade receptiva da cidade inteligente.

O curso possibilita a compreensão do conceito de cidades inteligentes, os principais desafios e fluxos de informação, além de conceitos importantes como ciência da complexidade na arquitetura e urbanismo e design cidadão. Curso fundamental para os profissionais que desejam antecipar tendências e se conectar com o futuro da arquitetura mundial. Clique aqui para saber mais.

7. Gestão e Gerenciamento de Obras

Instituição de ensino: Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD)

Carga Horária: 35 horas

Este curso online gratuito abrange as etapas de orçamento e planejamento de uma obra. Além de métodos e cálculos, o curso aborda itens como composições de custo, cronograma físico-financeiro, normas regulamentadoras, dimensionamento de equipes e diferentes maneiras de analisar o que foi planejado e o que foi de fato executado. Clique aqui para saber mais.

8. Definições e objetivos da gestão de projetos

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Carga Horária: 5 horas

Este curso apresenta a evolução das metodologias e práticas da gestão de projetos, área que deve ser de conhecimento de engenheiros, arquitetos e demais profissionais que gerenciam diferentes tipos de projetos de construção ou reforma.

O curso fornece entendimento sobre o papel dos Stakeholders, além de competência para analisar demandas gerenciais em projetos e visão estratégica sobre os elementos que os compõem. Clique aqui para saber mais.

9. Introdução à Acessibilidade Arquitetônica

Instituição de ensino: iPED

Carga Horária: 10 horas

Apesar da existências de leis e normas, nem todos os espaços por onde transitamos são acessíveis. Para profissionais que prezam pela acessibilidade em seus projetos, dominar os assuntos relacionados à acessibilidade arquitetônica é fundamental.

Este curso gratuito aborda itens como aplicação das normas de acessibilidade, medidas, locais de circulação, regulamentos existentes e todos os conceitos necessários para a concepção de ambientes que comportem a entrada, a saída e a presença de pessoas com necessidades especiais de acesso e locomoção em suas diferentes esferas. Clique aqui para saber mais.