Sondagem, o método de reconhecimento do solo


No post de hoje iremos falar sobre o reconhecimento do solo, que é feito principalmente através de sondagem. Na Engenharia Civil, é essencial para o profissional conhecer o terreno onde será implementada a obra, sendo extremamente necessário que o engenheiro saiba informações de resistência, umidade, granulometria, etc.

i282498

A Sondagem 

Existem diversos métodos para execução de uma sondagem, o processo mais simples é o de abertura de poços ou trincheiras, que permite reconhecer a natureza das várias camadas até encontrar um solo rígido “o bom solo”.

Porém quando for necessário alcançar profundidades maiores ou quando surgirem dificuldades para a execução de um poço, a presença de água, por exemplo, o reconhecimento do subsolo pode ser feito por meio de Sondagem a Percussão SPT.

Sondagem a Percussão SPT

Para o reconhecimento do solo em grande profundidade utiliza-se uma sonda. A sonda está constituída de uma longa haste que é acoplada no interior de um furo feito no solo, na extremidade da haste se localiza um amostrador constituído por uma caixa cilíndrica, por meio da qual se extraí a amostra (solo).

Através do número de golpes dados nos 30 cm finais de cada amostra retirada é determinado a resistência daquele solo nos diversos pontos de profundidade.

A amostra deve ser conservada intacta, parafinada e ao abrigo da evaporação para ser transportada para o laboratório. No laboratório, identifica-se a amostra sob o ponto de vista geológico, a fim de permitir o traçado do perfil das camadas encontradas.

 sla
Através desse processo de reconhecimento, pode-se distinguir e elaborar um perfil do comportamento do solo. Segue exemplo de relatório de sondagem:
aa

Análise Granulométrica

Das amostras retiradas, podemos ainda determinar os diâmetros dos grãos do solo e as proporções em que ocorrem, isso é chamado de Análise Granulométrica.

Para os pedregulhos e as areias, emprega-se o processo de peneiramento. Para as partículas finas, a análise é feita por sedimentação.

Quando se agita a amostra de solo em água, os grãos maiores se depositam em primeiro lugar e os mais finos em último. É verificada a velocidade de decantação pela variação de densidade em um determinado tempo e a uma dada altura.

Medindo a variação de densidade daquele material é possível calcular as proporções das várias dimensões dos grãos.

Harion Michel Fev 2019

Por Engenharia Moderna