Movimentação de Terra


Por :  Engenharia Moderna

A movimentação de terra! Esse é um serviço essencial e é o primeiro passo para qualquer obra, por isso é de extrema importância conhecer e executá-lo da melhor maneira possível.

 moovimentaçãoJJ

Organização e planejamento

A movimentação de terra deve ser organizada para que volumes de cortes de terra ou de escavações sejam aproveitados de maneira correta e planejada pelo proprietário do terreno ou órgãos administrativos da cidade.

Em pequenas ou grandes obras, é preciso fazer um bom planejamento antes de começar os trabalhos de terraplanagem. Nele se define onde haverá escavações de taludes (encostas) e onde serão feitos aterros, sem margem para improvisos.

Chuva x Movimentação de Terra 

O planejamento também deve evitar que a terra exposta sofra os efeitos das chuvas – erosão, contaminações, assoreamento de rios, córregos e outros impactos ambientais. Para evitar o tempo ruim, o melhor é concentrar os trabalhos nos meses mais secos.

Segundo dados registrados pela Estação Meteorológica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (EM-IAG-USP) são realizadas observações meteorológicas desde 1933. Normalmente, ao descrever detalhadamente o clima de uma região, convenciona-se dividir o ano em 4 trimestres.

Dessa maneira, podemos definir as estações do ano como: Verão – Dezembro, Janeiro e Fevereiro (DJF), Outono – Março, Abril, Maio (MAM), Inverno – Junho, Julho e Agosto (JJA), Primavera – Setembro, Outubro e Novembro (SON).

A Figura 01 é um climograma, que indica a temperatura média (linha vermelha) e a precipitação média (barras azuis) em São Paulo-SP. Essas médias foram obtidas a partir da série histórica da Estação Meteorológica do IAG-USP (1933-2011). Através dessas médias, podemos dizer que os meses mais secos são os meses de maio a agosto, que também é o período mais frio.

HH

“Quando se encharca um solo com água, a resistência do mesmo é diminuída, podendo provocar recalques. Essa é uma causa, bastante frequente, de fissuração das construções. Este efeito é tanto maior quando mais argiloso for o solo. A água pode ainda provocar deslizamentos e desmoronamentos em taludes como decorrência da diminuição da resistência do solo”. – Robert L´Hermite.

Profissional capacitado para execução

Todo e qualquer trabalho de engenharia tem que ser feito por um técnico credenciado legalmente perante os órgãos afins, nenhum trabalho de pequeno ou grande porte pode ser executado por pessoas sem a devida instrução.

A responsabilidade técnica e muito importante para o proprietário do terreno quanto para o resguardo de quem a executa. No projeto de terraplanagem, é indispensável que seja feita toda a burocracia antes da execução, sendo que as documentações devem estar em ordem tanto pela parte ambiental, quanto pelos órgão públicos.

O projeto e execução do serviço devem estar de acordo como manda as normas dos trabalhos a serem executados (ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas), não pondo em risco a vida de pessoas ao entorno de onde se pretende fazer a movimentação de terra.

Perigos do serviço mal executado

Caso este serviço não for feito da maneira correta, pode ocasionar danos, como podemos observar nessa foto em uma cidade do interior de Minas Gerais – Itajubá. Podemos notar pela imagem que a extração de terra no local foi feita de maneira incorreta, causando portanto a movimentação abusiva da terra, aumentando portanto as chances de desmoronamento.

 FAS