Retração do Concreto antes/após pega


Engenharia Moderna 9 de abril-2019

Por Harion Michel 

Hoje escrevemos sobre um assunto muito importante na construção civil, que é o efeito de retração. Esse efeito é algo que devemos combater, pois pode trazer muito malefícios a edificação. Por conta disso, hoje decidimos auxiliar os profissionais do ramo da construção civil explicando um pouco mais sobre esse processo.

tt

Deformação e ruptura do concreto   

Todos sabemos que, para que o concreto se torne resistente, ele passa pelo processo de dosagem, mistura, despejo em forma (dependendo do projeto para cada dimensões específicas), adensamento e cura. Através desses procedimentos se obtêm a forma esbelta de uma estrutura de concreto. Porém, antes de todo esse procedimento deve ser feito um estudo prévio de todas características do material.

Uma das suas características importantes é a RETRAÇÃO, mas o que é a Retração? O concreto possui a característica de diminuir suas dimensões quando seca e se expande em contato de água.

Para efeito de comparação, o concreto pode ser considerado como uma esponja que quando encharcada aumenta seu peso e suas dimensões e quando submetido ao calor diminui de volume e peso.

Retração antes da pega  

A retração já começa no momento da sua colocação nos moldes, quando já tem a possibilidade de secagem. Nesse instante já começa a ocorrer o processo de evaporação da água e da aproximação dos grãos. A evaporação de água causa a diminuição do volume.     

A natureza e o grau de retração do concreto depende o da qualidade e tipo de cimento utilizado, pois de cada um se obtêm resultados diferentes. A retração não depende somente do ambiente (natural) onde é aplicado, ou seja, existe um conjunto de fatores para o estudo prévio da retração do concreto.

É necessário ter em mente que quanto maior quantidade de água na mistura do concreto, será a mesma quantidade na retração por evaporação, por conta disso, sempre é recomendado a dosagem mínima de água na preparação do concreto, pois a retração excessiva causa fissuras durante as primeiras horas e causa a diminuição da resistência a tração do concreto.

Retração após pega

Após a concretagem a estrutura ainda continua perdendo água e continua sofrendo sob efeito de retração, sendo que a natureza do cimento é que mais intervém na retração após a pega, por exemplo existe uma grande diferença no efeito de retração do cimento ARI (alta resistência inicial) para cimento Portland comum.

Outro ponto determinante é a areia, o excesso de areia fina no concreto irá aumentar a retração de maneira apreciável.  A inclusão de sais solúveis na água é outro fator que aumenta a retração: soda e carbonato de sódio são produtos que representam um alto risco a sua estrutura.

Como posso evitar a retração antes da pega?

Para diminuir a retração é essencial conhecer o cimento e não exagerar o consumo, limitar a quantidade de água de mistura, escolher agregados resistentes, tomar cuidado nas escolhas dos aditivos e proteger as superfícies contra a evaporação utilizando manta ou pintura (tinta de impermeabilidade) sobre o local de concretagem para evitar ao máximo a evaporação.

Capturar