Madeira artificial transparente pode revolucionar a construção civil


A invenção mais recente é da madeira artificial transparente que, em uma era de vidro e aço, mostra que tem muito potencial para conquistar espaço e ainda é sustentável.

madeira-transparente-engenharia360-3-1024x568

+ Madeira artificial transparente

A madeira artificial transparente é capaz de absorver e liberar calor , além de permitir a passagem da luz. Com isso, ela pode ser usada para substituir vários elementos da construção civil, como plástico, vidro e concreto.

madeira-transparente-engenharia360-4

Durante as pesquisas, os cientistas removeram a lignina, substância responsável pela força e pela cor da madeira. O espaço deixado pela lignina foi preenchido pelo acrílico. Esse foi o segredo para manter o material forte e permitir a passagem de luz. Mas isso já era feito em estudos anteriores. A novidade é que eles misturaram o acrílico com polietilenoglicol, uma substância que, quando aquecida, absorve energia e, quando resfriada, libera energia.

Consequentemente, o material pode ser usado em construções sustentáveis para absorver a energia solar durante o dia e liberá-la durante a noite. 100g da madeira artificial transparente com o polietilenoglicol são suficientes para absorver até 8.000J de calor (o que equivale ao que uma lâmpada de 1W acesa por uma hora).

madeira-transparente-engenharia360-1-1024x615

O uso desse tipo de material capaz de absorver e liberar calor também não é novo na construção civil. O inusitado mesmo foi unir os dois e usar a madeira, que reduz a necessidade de materiais com muita emissão de gás carbônico no processo produtivo. Porém, há um impasse: o acrílico não é biodegradável. É por isso que o objetivo, agora, é fazer uma versão da madeira artificial transparente que seja biodegradável, deixando o material ainda “mais ecológico”.

Porém, o que alguns pesquisadores advertem é que a construção civil não precisa de materiais biodegradáveis, mas de materiais que sejam sumidouros de carbono, sendo recicláveis e reutilizáveis. Assim, uma madeira ecológica biodegradável não é o ideal.

madeira-transparente-engenharia360-2-1024x512