Canteiro de obras: o que é e como organizar?


O que é um canteiro de obras?

O canteiro de obra é a área de trabalho temporário onde serão desenvolvidas as operações de apoio para execução da obra. Ele deve ser organizado de forma a maximizar a eficiência dos trabalhos e serviços que serão realizados na construção, além garantir a segurança e conforto da equipe da sua obra.

Segundo a norma NR18, os canteiros de obras residenciais devem conter instalações sanitárias, vestiário e local para refeições. Porém, a importância do canteiro de obras vai além disso. Um bom canteiro de obra deve considerar:

  • Layout e logística
  • Barracão da obra
  • Estoque de materiais
  • Limpeza e organização

Nessa fase é recomendado que você já tenha cercado o seu terreno com muro ou tapume, e colocado o número da casa de forma visível.

Layout e logística

Recomendamos que você faça um “projeto” para definir o melhor layout do canteiro da sua obra. Não precisa ser um projeto muito elaborado, uma folha desenhada com caneta já resolve.

Logística-e-layout-768x506

O primeiro passo para fazer este “projeto” é desenhar o seu terreno e o local onde será construída a casa. Depois defina os locais de entrada e saída dos veículos e área para descarregamento e armazenamento de materiais. Por último defina onde ficará o barracão e as demais instalações.

Um bom layout ajudará a melhorar o fluxo de trabalho. Por isso, evite colocar o local de armazenamento muito distante da obra, assim o tempo gasto com deslocamentos será reduzido. Lembre, que os locais de transito dos trabalhadores não podem ter materiais e equipamentos obstruindo a passagem, muito menos situações que possam causar acidentes.

Outro ponto importante é sobre o local de armazenamento dos materiais e equipamentos. Armazenar os materiais de forma incorreta pode gerar perdas e prejuízos. Falaremos mais sobre isso abaixo.

Vale lembrar que o canteiro de obras não terá um layout fixo durante toda a construção, a sua organização mudará com o avanço da obra. No início você necessitará de mais espaço para armazenamento de materiais brutos como areia, pedra, aço e tijolos. No final da obra você precisará de menos espaço e mais segurança para armazenar os materiais de acabamento como pisos, porcelanatos e metais.

Barracão da obra

O barracão de obra pode ser construído ou alugado e deve ter espaço para o armazenamento de materiais, equipamentos, escritório, vestiário e banheiros para os funcionários.

Geralmente os barracões são construídos pela própria equipe da obra com madeirites, compensados e caibros de madeira. A cobertura é feita com telhas de fibrocimento e é necessário comprar materiais hidráulicos e elétricos para as instalações provisórias da água, banheiro e luz.

Barracão-da-obra-768x513

Já o aluguel é feito através de containers. Esta opção é nova e muito prática, mas infelizmente ainda não chegou em todas as cidades do Brasil. Para uma obra residencial você poderá alugar um container de 3 metros com ou sem banheiro. O aluguel é mensal e a empresa contratada faz a instalação no local da obra. Quando finalizada a construção, a empresa retira o container sem gerar entulhos.

Lembre-se que a lei obriga que no canteiro de obra tenham banheiro e fornecimento de água potável, filtrada e fresca. Por isso, uma opção que também pode ser considerada é alugar banheiro químico.

Estoque de materiais

O modo de armazenar equipamentos e materiais de construção é muito importante, pois confere agilidade nas tarefas, maior segurança para os funcionários e menores perdas de materiais.

Estoque-768x511

Limpeza e organização

Manter o seu canteiro de obra limpo e organizado é fundamental para aumentar a eficiência da equipe e evitar acidentes. Peça para o seu pedreiro remover diariamente os entulhos e restos de materiais para manter o canteiro sempre limpo e organizado.

Limpeza-e-organização-768x512

 

 

O entulhos e eventuais sobras de materiais devem ser periodicamente coletados em caçambas e descartados corretamente. Certifique-se que a empresa contratada realiza o descarte correto dos materiais.

 

Vale lembrar que todos os trabalhadores desde o início devem estar protegidos com equipamentos de segurança (EPIs).

 

Por Pra Construir