Fibra de carbono: tudo o que você precisa saber sobre essa solução de reforço estrutural


A popularização da fibra de carbono no canteiro de obra tem se tornado uma realidade nos últimos anos. Usada para reforçar a estrutura de construções já existentes, a fibra tem trazido benefícios como agilidade e economia para os construtores.

De acordo com Marcus Dantas, diretor da Retrofit Engenharia, empresa especializada em reforço estrutural, a solução possui alta resistência e segurança, mas exige uma mão de obra especializada no momento da aplicação.

Se você quer entender um pouco mais sobre a fibra e sua aplicação na construção civil? Continue a leitura e veja só!

Retrofit-Fibra-de-carbono-III-1

Como é produzida a fibra de carbono

A produção das fibras de carbono é dividida em quatro etapas. Sendo a primeira a polimerização por pirólise, onde ocorre a extração do carbono a partir do superaquecimento da matéria-prima (normalmente a poliacrilonitrila).

Depois inicia-se a ciclização, que é o método de manipulação dos polímeros. Nesse processo os polímeros são esticados para o eixo da fibra.

A terceira etapa se baseia na oxidação do produto, ou seja, ocorre a extração das moléculas de hidrogênio e adição de oxigênio.

Na última etapa tem-se a adição da resina epóxi, para moldagem das placas. É onde a fibra de carbono ganha formato de peças, placas e afins.

Como a fibra de carbono pode ser utilizada?

É uma solução muito utilizada no reforço estrutural de construções já existentes. Construções que passarão por sobrecargas não previstas no projeto original ou por obras e intervenções que poderão fragilizar a estrutura.

As placas de fibra de carbono são fixadas nas estruturas que necessitarão de reforço com auxílio da resina epoxídica. Após 24 horas, a fixação do material torna-se resistente e pode ser revestido. Revestido com argamassas como emboço e reboco, revestimento de gesso ou por outros materiais.

 Retrofit-Fobra-de-Carbono-IV (1)

Benefícios da fibra de carbono

Um dos maiores benefícios da fibra de carbono é que ela não sofre corrosão. Não sofre com os efeitos do tempo e clima. Sendo mais durável que o aço.

A fibra é inerte, portanto não sofre também com a ação de ácidos, substâncias básicas e alcalinas.

Outro grande benefício é a combinação da fibra de carbono ser mais leve e resistente que o aço. Facilitando no transporte e aplicação de peças e reforços em construções.