Saiba como montar um cronograma de obra e evitar transtornos!


O cronograma de obra é um item fundamental para otimizar todo o processo construtivo, tornando as atividades mais baratas e rápidas.

Ele guiará toda a execução, mostrando tudo que deverá ser feito, os prazos e terá embasamento no planejamento já realizado. Por isso, não dar a devida atenção ao cronograma pode acarretar em atrasos e prejuízos.

Porém, pode ser uma tarefa confusa elaborá-lo e é pensando nisso que escrevemos este post! Nele, constarão os passos fundamentais para que você obtenha um cronograma de sucesso!

Então, se você deseja economizar e melhorar a produtividade da sua edificação, leia com bastante atenção até o final!

Liste e organize todas as atividades

O primeiro passo para montar o seu cronograma de obra é saber o que será feito. Obviamente, para isso, você precisará do projeto em mãos para listar todas as etapas da construção que serão realizadas.

Nesta hora, recomenda-se a contratação de profissionais qualificados, para vocês decidirem juntos, quais técnicas e atividades serão realizadas na construção.

A partir de então, você poderá organizar a ordem em que elas deverão acontecer. Esse passo é importante, pois algumas atividades podem ser realizadas simultaneamente, enquanto outras dependem da finalização de trabalhos anteriores.

Estime o tempo gasto em cada etapa

É preciso estimar o tempo gasto em cada nova etapa de uma obra para sempre estar preparado para as próximas.

estime-o-tempo-gasto-em-casa-etapa

Isso mantém o fluxo do trabalho em dia, pois garante que você sempre terá a mão de obra e os materiais necessários para seguir com o serviço.

Além do mais, o ideal é que se estabeleçam metas diárias, para que você fique por dentro de tudo o que foi feito.

Informe a sua equipe sobre os prazos estipulados

É preciso que todas as pessoas que trabalharão na construção estejam por dentro do cronograma de obra.

Só assim, todos poderão trabalhar de forma consciente para cumpri-lo e terão conhecimento do que deve ser priorizado.

Até mesmo a organização do espaço de trabalho pode mudar, caso seja considerado necessário, para garantir que a produtividade do serviço ocorrera da melhor forma possível.

 

Esteja preparado para reformulações do cronograma de obra

Por mais programados que estejamos, imprevistos sempre podem acontecer — e, dentro de uma obra, a probabilidade disso acontecer é de quase 100%.

Desse modo, o cronograma é uma estimativa e um preparo técnico para se apoiar, mas a realidade é cheia de variáveis.

esteja-preparado-para-reformulações-do-cronograma-de-obra

ntão, por mais que seja realmente importante seguir o cronograma à risca, é preciso estar preparado para contratempos. Eles podem surgir das mais diversas maneiras, como falta de material, de recursos ou de mão de obra.

Assim, talvez seja necessário que o seu cronograma se reformule para ficar adequado aos novos acontecimentos. Nessa hora, é importante manter a calma e pensar com cautela para que as decisões mais cabíveis sejam tomadas.

O segredo de uma obra bem-sucedida está no conjunto de ter um bom planejamento, cronograma coerente e na fiscalização da obra. Atualize o status do cronograma junto com a sua equipe. Juntos vocês irão tomar as decisões certas para obter o máximo de economia e satisfação.