Medição de obras: como a documentação é útil para essa tarefa?


Blog Construct – Outubro/2017

Por Nadine Alves

Medição-de-Obra

medição de obras tem como objetivo principal verificar a qualidade dos serviços sendo executados em campo. De fundamental importância para a construtora, essa atividade ajuda a identificar erros, gargalos e inadequações de acordo com o projeto executivo. No entanto, para usufruir dos benefícios da medição, é importante deixar a informalidade e investir na documentação estruturada de todos os dados coletados.

Entenda melhor a seguir como a documentação contribui para uma medição de obras eficiente e ágil:

Rastreamento de serviços

Um processo de documentação eficiente depende de uma rotina bem organizada de rastreamento no canteiro de obras. A conferência de serviços se torna uma tarefa muito mais fácil quando um profissional fica responsável por documentar e esquematizar todas as informações coletadas em campo, criando um relatório para controle interno que pode funcionar até como amparo jurídico para a construtora.

Em caso de divergências entre os serviços planejados e executados, ou de impasse com empreiteiras ou com a mão de obra, a empresa também pode comprovar erros com facilidade através das informações documentadas. No entanto, como o período de execução de uma obra pode durar vários meses, é fundamental que toda a documentação seja organizada de acordo com critérios como data, serviço e etapa da obra. Assim, o processo de rastreamento é efetivo e facilmente identificável.

Registro fotográfico

O registro fotográfico tem sido uma das formas de documentação mais aplicadas nas obras. O processo consiste em utilizar o próprio celular para capturar imagens dos mais variados itens em campo, desde serviços executados até o estados das máquinas e o uso de equipamentos de segurança.

Apesar de simples, o registro fotográfico é bastante eficiente e acaba eliminando a necessidade de alguns processos burocráticos, como a anotação manual e posterior digitalização dos documentos. Mais uma vez, é preciso que a atividade seja extremamente organizada para que funcione de fato como documentação dos serviços. O ideal é separá-las em pastas e álbuns, de acordo com o projeto e data de captura das fotos, inserindo legendas que indicam o serviço ou item indicado na imagem.

Acompanhamento de progresso

Quando a medição de obras é pensada como um processo de documentação – ou seja, com regras e objetivos – é possível realizar o acompanhamento do progresso com clareza. E isso é fundamental para que o gestor do projeto possa definir prioridades e mudanças em caso de imprevistos e atrasos, além de gerenciar a logística do canteiro de forma mais produtiva.

Alguns aplicativos são úteis na medição de obras, é o caso do Construct App. Com ele é possível colocar em prática todos os itens abordados acima, desde a organização do registro fotográfico em álbuns até a geração de relatórios e registro de tarefas. Assim, o processo de documentação pode ser centralizado em uma única plataforma, facilitando o trabalho do gestor e do engenheiro responsável pela medição de obras.