Diário de obra: softwares de automação e o futuro da construção civil


Blog OrçaFascio – Dezembro/2017

Por Antônio Fascio

diário-

No Brasil, obra em casa pode ser sinônimo de dois sentimentos mistos e conflitantes: alegria e preocupação. O primeiro porque significa a realização de sonhos. Finalmente, a cozinha nova vai sair do papel, ou o tão esperado quarto do bebê ficou pronto. Mas, a preocupação com o andamento da obra e com a boa execução do projeto é constante e ronda o sono daqueles que se propõem realizar o sonho de ter um espaço próprio. “Aconteceram alguns imprevistos” é a frase que todo mundo tem pavor de ouvir. Muitas vezes parece que é impossível realizar uma obra sem que os tais imprevistos ocorram.

Talvez isso fosse verdade até bem pouco tempo atrás. Mas hoje novas tecnologias vêm sendo empregadas no setor de construção civil, com vistas a otimizar os processos e, se não eliminam completamente imprevistos, fazem com que se tornem eventos previsíveis e, portanto, solucionados mais rapidamente. Algumas delas têm promovido verdadeiras revoluções no setor, fazendo com que a comunicação entre a equipe de obras e o contratante seja elevada para um nível de completo profissionalismo.

Um dos mais conhecidos recursos é o software de orçamento de obras da OrçaFascio, que racionaliza uma das mais importantes etapas do processo. Fundamental para que o projeto tenha uma execução irretocável, o orçamento é uma forma de organizar todas as etapas de construção e de controlá-las, evitando, ao máximo possível, os temidos imprevistos.

Mas e depois que a obra começa? Como controlar a execução?

Para saber exatamente como está o andamento do projeto, existe uma ferramenta que poucos conhecem chamada diário de obra. Ele é como um memorial da obra, onde são registrados todos os acontecimentos do dia a dia da construção. Todos os serviços realizados num dado dia devem constar no diário da obra. Além disso, o memorial também pode conter os equipamentos utilizados, o tempo de execução das tarefas, o local de trabalho em que cada máquina foi utilizada, entre outros detalhes. Tudo caminha no sentido de dar total transparência ao processo, fazendo com que o cliente tenha mais informações do que está acontecendo e a empresa tenha controle de todo o processo.

diário de obra funciona como um documento e o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) orienta que as empresas de construção civil tenham um diário de obras atualizado. Ele é um instrumento formal, podendo ser uma exigência contratual. Assim, é importante que sejam anotados nele todos os problemas que podem ter ocorrido no dia. Quando uma máquina deixa de funcionar, ou chove, por exemplo, esses eventos vão parar no diário.

Portanto, a importância do diário não é só a de ser uma ferramenta de registro, mas também, e, principalmente, serve como uma forma de coletar dados que bem gerenciados vão melhorar o andamento do processo. Em último caso, o diário de obra pode explicar os motivos de determinadas tarefas ainda não terem sido cumpridas. Isso estabelece uma comunicação sem ruídos entre o cliente e a empresa contratada.

Mas o diário de obra em si não é nenhuma novidade no ramo. Ele já vem sendo utilizado por profissionais que pregam pelo dinamismo e pelos bons serviços. Mas até agora o diário de obraera um documento feito a lápis em folhas de papel, sustentadas por velhas pranchetas. É fato que algumas empresas já mantêm um sistema de preenchimento online, mas isso não representa muito a não ser a transferência do ambiente real para o digital.

A novidade que a OrçaFascio apresenta é a utilização de um software para realização do diário de obras. Conheça as vantagens em utilizar um software específico para a função.

Vantagens da utilização do software de diário de obras da OrçaFascio

Integração de sistemas

Se as empresas deixam o lápis e o papel para trás e todas as informações passam a fazer parte de um sistema de dados, o acesso às informações tende a ser mais rápido e preciso. Cada etapa continua sendo separada para que o canteiro funcione com maior eficácia, como numa grande fábrica. Contudo, no mundo digital é possível integrar as atividades que estão sendo realizadas e promover estratégias para a melhoria dos resultados.

Controle de dados

A utilização de um software para gerir o preenchimento do diário de obras permite maior controle de dados, vantagem tanto para a empresa que presta o serviço quanto para o cliente. A boa organização dos dados do diário de obra levará a uma visão completa do canteiro de obras, onde cada parte será vista em sua totalidade e na integração com as demais.

Economia no canteiro de obras

Sempre que a organização, a integração e o controle de dados estão presentes na execução de um projeto, há economia no canteiro de obras. Isso porque com um software de diário de obra é possível ler e prever as etapas futuras da construção, antecipando-se a possíveis problemas.

Transparência no processo

software de diário de obras da OrçaFascio, assim como nosso software de orçamento, possibilita uma maior transparência na execução de um projeto. Em vez de ficar acertado como será, ficará documentado como será e como foi. As duas partes envolvidas no processo, empresas contratadas e clientes contratantes, ficam resguardados em seus direitos e cientes em seus deveres. Qualquer questão judicial que venha a ocorrer será mais rapidamente solucionada se houver a existência de um diário de obras.

Otimização da construção

Como existe integração dos sistemas, as empresas têm a sua disposição a possibilidade de cruzar dados. O diário de obras funcionará junto com software de orçamento da OrçaFascio e, também, com o novo modelo de compras do canteiro ao financeiro. Basicamente, por meio da racionalização das etapas da obra, do bom planejamento até o controle de gastos, passando pelo registro diário de atividades, o processo todo acaba sendo otimizado, porque a integração dos sistemas permite uma visão integral.

As novas ferramentas tecnológicas chegaram na construção civil e será impossível e, principalmente, desnecessário abdicar de seu uso. Cada vez mais, os profissionais da área se rendem ao fato de que o futuro da construção civil passa pelo software de automação, como o diário de obras da OrçaFascio.