Vistorias na construção civil: a importância do relatório fotográfico


Blog Construct – Dezembro/2017

Por Nadine Alves

vistoria

As vistorias na construção civil são fundamentais para a proteção jurídica de construtoras, imobiliárias e de quem está comprando o imóvel. Com caráter preventivo – ou seja, buscando atestar a qualidade dos serviços antes que algum problema aconteça depois da finalização das obras.

A realização de vistorias é um procedimento bastante comum principalmente em obras públicas e projetos de infraestrutura, onde as maiores dimensões e investimentos de recursos aumentam as chances de erros, desvios e inconformidades.

Para auxiliar esta atividade, os relatórios fotográficos têm sido cada vez mais empregados – no entanto, é precisa saber como elaborá-los e como combinar imagens e informações técnicas de forma equilibrada e coerente.

Vistoria e relatório fotográfico

A vistoria consiste na observação criteriosa de um imóvel ou obra para a constatação de fatos e situações incoerentes com as especificações do projeto. No entanto, a presença de tantos dados técnicos e informações detalhadas pode acabar dificultando o entendimento do laudo de vistoria, e fica difícil compreender e até identificar os problemas os fatos relatados no documento.

O relatório fotográfico é a exposição de informações variadas através de imagens, onde é possível ter uma visão clara e real da situação encontrada no momento da visita. Dependendo do nível de complexidade de obra ou da situação encontrada, o profissional responsável pela vistoria pode tirar fotos mais ou menos detalhadas, indicando de maneira específica ou mais abrangente a aparência do imóvel ou serviço executado no canteiro.

A importância do relatório fotográfico

O relatório fotográfico possui função essencial no processo de vistoria, sendo uma atividade complementar à ela. As fotos são relatadas no laudo de vistoria expondo visualmente o real acontecimento, atribuindo veracidade às constatações da situação verificada.

Imagine que, após a realização de uma vistoria, o responsável técnico entregue a você um relatório apenas escrito – descrevendo a verificação através de um texto – ou somente com fotos da situação encontrada. Algum desses relatórios, sozinho, seria suficiente?

Por isso, o laudo de vistoria eficiente é aquele que descreve as constatações e, além disso, possui fotos para demonstrar de forma visual o que foi analisado em campo.

Como produzir um relatório fotográfico?

A maneira como o profissional irá fotografar o ambiente e descrever a situação no relatório também influencia a análise do bem. Por isso, o responsável deve direcionar o modo mais adequado de se realizar o registro fotográfico, fazendo fotos mais aproximadas ou mais “abertas” conforme a necessidade.

O ideal é contar com uma ferramenta que auxilie na geração desses relatórios, já que, em muitos casos, o profissional faz vistorias em vários lugares diferentes no mesmo dia. Com o Construct App, por exemplo, é possível organizar as imagens por data, ambiente, localização ou serviço sendo vistoriado. Além disso, também é possível adicionar legendas e marcações nas fotos, facilitando ainda mais a identificação e a constatação das informações. Ao final de tudo, basta gerar um relatório e anexá-lo ao documento da vistoria de forma personalizada.