ENTENDA A MEDIÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Blog OrçaFascio – Janeiro/2018

Por Antônio Fascio

medição-de-obras

construção civil é uma atividade caracterizada por um grau elevado de complexidade e para que ela aconteça é preciso definir muito bem os seus insumos, materiais, mão de obra, equipamentos de apoio e recursos financeiros e quantitativos. Ter um plano onde tudo isso esteja muito bem discriminado e organizado é essencial para acompanhar todo o processo de execução da obra, que pode ser, a depender de sua complexidade, dividida em várias partes.

Tal plano pode ser definido como medição de obras. Entenda a seguir o que é medição de obras, o porquê ela é fundamental na construção civil e quais são os critérios necessários que devem ser levados em consideração na medição de obra, de acordo com especialistas da área.

 

O que é medição de obra?

De um modo geral, podemos definir medição de obra como sendo um método de acompanhamento e de controle, capaz de discriminar os diferentes serviços que entram na composição de uma construção civil e permitir que estes serviços sejam mensurados, avaliados, questionados. Assim, pode-se dizer que cabe a medição de obra verificar a compatibilidade entre o que foi executado e o que está previsto no projeto e nos quantitativos do orçamento.

Tal plano ou método é capaz de sistematizar o rol de atividades e serviços a serem considerados durante o desenvolvimento da obra, de modo a não se omitir qualquer atividade ou serviço necessário para o perfeito processo de construção.

Como cada construção exige um empreendimento particular, apresentando características distintas e exigindo, na maioria dos casos, insumos diferentes, a medição de obra costuma ser dividida de acordo com a complexidade e especificidade da obra.

Digamos que esteja em andamento uma construção de um condomínio com quatro torres, área de lazer, contendo piscina e espaço para convivência, academia e salão de festa. Certamente, essa obra é complexa e envolve mais de uma construção, se observamos bem. O material que vai ser utilizado para fazer a piscina, por exemplo, pode ser diferente do material que vai ser utilizado para fazer as torres.

Assim, o mais recomendado, de acordo com especialistas da área, é que a medição seja realizada por parte, pois dessa maneira a medição poderá ser mais eficiente, já que requer atenção e cuidado para realizar a avaliação. Com a divisão adequada dos serviços, torna-se fácil medir a qualidade do trabalho, comparando-o com o projeto norteador.

 

Por que fazer medição é fundamental na construção civil?

Quando se planeja uma obra, é necessário que se domine de forma segura não só a execução daconstrução, mas, sobretudo, os instrumentos de controle que permitam acompanhar a qualidade da obra e a execução dos trabalhos.

Nesse sentido, a medição da obra é um instrumento excelente de grande importância, pois permite atestar a qualidade da obra e verificar se tudo aconteceu de acordo com o que foi programado.

A função de controle e avaliação desempenhada pela medição de obra, no processo de construção civil, possui algumas finalidades de grande importância, vejamos:

1. Identificar problemas, falhas e erros no processo de aplicação de material e construção, buscando, com isso, corrigi-los, de maneira a evitar que a qualidade da obra seja questionada;

2. Fazer com que os resultados na realização da obra estejam, tanto quanto possível, próximos dos objetivos do projeto de construção básico que guia a obra, ou seja, de acordo com o que foi programado;

3. Gerar informações gerenciais que proporcionem uma tomada de decisão rápida, buscando intervir no processo de construção de obra, caso necessário.

A partir dessas finalidades, a medição de obra pode ser utilizada como instrumento de correção, na medida em que busca garantir que a construção seja desenvolvida com eficiência, dentro dos padrões de qualidade esperados e compatível com o que consta no projeto.

 

Critérios a considerar na medição de obras

O controle de obras é uma atividade que visa não permitir a ocorrência de pontos críticos, evitar distorções e desvios de parâmetros em relação ao que foi programado, como dito. É, dessa maneira, uma atividade preventiva.

Portanto, para tal, existe a necessidade de implantar um sistema de controle, utilizando-se de instruções muito bem formuladas, para que todas as pessoas envolvidas nessa tarefa saibam como proceder.

 

Confira algumas orientações a considerar na medição de obras:

1. Limpeza de terreno

No caso de limpeza de terreno, deve-se considerar a área de ocupação (por metro quadrado) mais 3 metros em toda a periferia.

2. Escavações para fundações

Em se tratando de escavações para fundações, deve-se levar em conta o volume fatídico da cava. Além disso, quando houver escoramento, é necessário prever o seu custo. Fora a questão do espaço para trabalho dos elementos de fundação.

3.  Reaterro de cavas

No reaterro de cavas, considere realizar o cálculo entre a diferença do volume das cavas e o volume dos elementos da fundação. Caso esses dados estejam indisponíveis, utilize 80% do volume escavado. Trata-se de um dado estimado.

4. Alicerce de pedra

A medição é simples, pois pode ser medido em metro (m), metro quadrado (m²) ou metro cúbico (m³).

5. Alvenaria de tijolos

O critério é descontar a área que exceder 2m², levando em consideração o vão, como janelas e portas, por exemplo. Caso os vãos sejam iguais ou menor que 2m², não é necessário descontar.

6. Estrutura para cobertura

Considera-se, na mediação, a área da projeção horizontal, por m². Se, por exemplo, a cobertura for de telhas, temos que vincular o m² ao ponto do telhado para telhas cerâmicas. No caso de cobertura com telhados complexa, é pertinente considerar trabalhar com grandezas.

7. Esquadrias e grades

Considera ou o m² ou a unidade para medir a área real da construção.

8. Azulejos, cerâmicas ou pedras

Mede-se toda a área revestida, considerando-se o metro².

 

Alguns livros trazem dezenas de critérios que devem ser levados em consideração na medição de obras na construção civil, sendo um deles o TCPO: Tabelas de composições de preços para orçamentos, da Editora Pini. Porém, contar com softwares especializados na medição de obra é, sem sombras de dúvidas, uma excelente e eficiente maneira de otimizar esforços.