Instituto Superior Técnico organiza curso sobre coordenação de segurança em obras de construção


EngenhariaCivil.com – Junho/2018

coordenacao-seguranca-obras-construcao-2018

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) do Instituto Superior Técnico (IST) promove, entre 6 e 8 de junho, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST, em Lisboa, o curso “Coordenação de Segurança e a Elaboração de Planos de Segurança e Saúde“.

O curso é coordenado pelo Prof. Jorge de Brito, do Instituto Superior Técnico e pelo Prof. Telmo Dias Pereira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, sendo dirigido a Engenheiros Civis com pouca ou com média experiência nos domínios da Coordenação de Segurança (CS) e da elaboração de Planos de Segurança e Saúde (PSS).

Os principais temas deste curso serão a segurança e saúde no trabalho, a Diretiva Quadro, a Lei nº 102/2009 alterada pela Lei nº 42/2012 e pela Lei nº 3/2014, a Diretiva Estaleiros, o Decreto-Lei nº 273/2003, o Plano de Segurança e Saúde e a Coordenação de Segurança como principais vertentes da segurança nas obras, a Comunicação Prévia e a Compilação Técnica.

Serão igualmente abordados tópicos como plano de segurança e saúde em projeto e em obra, aspectos processuais, desenvolvimento e conteúdo detalhado, o risco e os equipamentos de proteção, o risco e a sua avaliação, equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual.

A porção final da ação de formação centrar-se-á na coordenação de segurança em projeto e em obra, funções e responsabilidades, registros da atuação, sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, a norma no domínio e implementação do sistema.

Informações
FUNDEC
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt