4 maneiras úteis de aumentar seus lucros na construção civil


Blog Construct – Abril/2018

Por Nadine Alves

lucros-na-construcao-civil

Obter lucros na construção civil que sejam satisfatórios é um desafio constante – principalmente em um mercado que ainda se recupera dos prejuízos e queda de investimentos dos últimos anos. Somente no primeiro semestre de 2017, o PIB da construção no Brasil caiu 6,6% em comparação ao 1º semestre de 2016.

Neste cenário, muitas empresas do setor estão procurando novas maneiras de controlar os custos do projeto e aumentar os lucros do empreendimento. Se a sua empresa é uma delas, confira 4 maneiras simples que podem ajudá-la a obter maior margem de lucros nos próximos projetos.

1. Diminua o retrabalho

De acordo com um levantamento internacional, o retrabalho pode representar de 2% a 20% do valor total do contrato de um projeto – ou seja, valores que poderiam ter sido poupados com uma gestão mais eficiente de recursos humanos, materiais e de tempo. A maioria dos retrabalhos é causada por erros e omissões ainda durante a fase de projeto, ou pela correção de erros e conflitos que só são identificados depois que as obras já começaram.

Como resultado, o retrabalho gera gastos extras de dinheiro, atraso nas entregas e até mesmo prejudica a reputação da empresa. Afinal, quem irá fechar negócio uma construtora ou empreiteira conhecida por não cumprir prazos e extrapolar orçamentos?

Trabalhar com um sistema unificado pode reduzir significativamente o retrabalho de várias maneiras, diminuindo a incidência de erros e inadequações na fase de concepção do projeto e garantindo que todos profissionais envolvidos tenham à disposição informações atualizadas e certeiras a respeito do andamento das obras. Alguns exemplos de dessas informações são plantas e marcações atualizadas, pedidos de alteração e confirmações de pedidos.

2. Reduza a duração dos projetos

Projetos atrasados podem consumir recursos financeiros rapidamente, além da possibilidade de gerar problemas jurídicos com clientes.

Com uma plataforma de gerenciamento de construção, o processo pode ser simplificado. A utilização de um modelo 3D do empreendimento, por exemplo, pode facilitar a coordenação das etapas e processos, fornecer informações úteis aos desenhos 2D e um caminho mais prático e executável para a conclusão do projeto até o final.

Outro item que contribui para a redução do tempo de projetos é a gestão correta da equipe envolvida. É fundamental fazer estimativas de produtividade compatíveis com o número de profissionais envolvidos em cada etapa da obra, visando uma relação satisfatória entre gastos com pessoal, tempo de obra e lucratividade.

3. Gerenciamento de riscos

Qualquer projeto de construção é repleto de riscos, como a variação de produtividade das equipes, orçamento e planejamento incompatíveis com o cenário real, disponibilidade de recursos materiais e financeiros e imprevistos com empreiteiros e profissionais terceirizados.

A complexidade dos projetos tende a aumentar, assim como a demanda dos clientes por maior eficiência e qualidade na entrega. A gestão de riscos na construção civil é indispensável para identificar possíveis problemas com antecedência, auxiliando gestores na tomada de decisões que usem riscos eventuais de forma realista e favorável ao projeto.

Os softwares de gerenciamento oferecem melhores maneiras de gerir e reduzir os riscos relacionados aos empreendimentos, proporcionando transparência e facilidade na hora de resolver erros ou conflitos.

4. Invista em tecnologia para gestão de obras

Atualmente, grande parte das empresas de construção civil utiliza algum tipo de software para a execução do projeto – como softwares de modelagem, acompanhamento de cronograma, contabilidade entre outros. No entanto, a parte de gestão integrada entre todos estes itens com o canteiro de obras acaba ficando esquecido, gerando lacunas que podem causar atrasos, queda de lucratividade e de produtividade.

Em um setor cada vez mais exigente, investir em tecnologia para a gestão de obras é essencial para manter a competitividade no mercado e a conexão entre todas as partes envolvidas no projeto. Assim, comunicação, registro de tarefas, prazos, acompanhamento de atividades e documentos podem ser centralizados em um único lugar.

Quando algum erro ou imprevisto acontecer, o gerenciamento integrado de informações e equipes ajuda os profissionais responsáveis a identificá-los mais cedo e, assim, reduzir o custo de lidar com eles.