Engenheiro de Segurança – Saiba mais sobre esse profissional


ENGENHARIAMODERNA – Novembro/2018

Por Antônio Augusto 

 Você já ouviu falar sobre a ”engenharia de segurança”? No mercado atual, esse ramo da engenharia tem crescido cada vez mais. As cobranças da justiça em relação a segurança dos trabalhadores e as ISO’s tem feito com que as empresas busquem cada vez mais a excelência quando o assunto é a segurança dos seus funcionários e nessa hora é essencial o profissional chamado: Engenheiro de Segurança.

 engenheiro-seguranca-trabalho1 2

O que faz o Engenheiro de Segurança? 

O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional responsável por coordenar e efetuar análise de projetos recomendando medidas de segurança, visando reduzir ou eliminar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Além disso, orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas, elabora o PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais), fiscaliza e fornece instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e as NRs (Normas regulamentadoras).

O que estudar para ser Engenheiro de Segurança do Trabalho? 

Segundo a Lei 7410/85 para exercer a profissão nessa área, é necessário fazer uma graduação em Arquitetura ou Engenharia e depois fazer uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. 

Durante o curso, o aluno irá estudar matérias específicas sobre a integração do homem ao ambiente de trabalho, normas e legislação, prevenção de riscos, ética e cidadania, doenças ocupacionais, dentre outras.

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Esse profissional está em alta no mercado e é requisitado por muitas empresas atualmente. No mercado atual encontramos diversos motivos para investir na prevenção de acidentes ocupacionais e ambientais, pois todos estão cada vez mais atentos às responsabilidades sociais da empresa, e saúde ocupacional e prevenção ambiental.

Nesse cenário, o Engenheiro de Segurança do Trabalho encontra um mercado repleto de oportunidades, no setor Público ou Privado e em pequenas ou grandes empresas, podendo atuar como funcionário efetivo ou prestador de serviços. Além disso, pode trabalhar em um órgão público de fiscalização do trabalho, realizando perícias e auditorias em empresas.