7 motivos para usar softwares para uma gestão de obras eficiente


Independentemente de você ser um leigo em construção ou contar com muitos anos de experiência no assunto, investir em um software para uma gestão de obras eficiente é sempre uma boa opção.

Existem, no mercado, diversos tipos de sistemas que podem auxiliar você no controle de uma obra e de todas as demandas que esse tipo de atividade pode gerar, como a busca por fornecedores, estoque de materiais, cronograma de desenvolvimento entre outros.

Para auxiliar você a entender melhor sobre esse assunto e quais softwares seriam benéficos para a sua obra, criamos este pequeno post. Continue conosco até o fim e confira alguns motivos para a utilização dessas ferramentas.

Softwares para uma gestão de obras eficiente

Existe uma gama enorme de sistemas no mercado que podem ser utilizados para facilitar a gestão de uma obra e melhorar todos os processos envolvidos nesse tipo de atividade. A seguir, iremos citar as etapas nas quais são utilizados com maior frequência no setor de construção:

Planejamento

É possível encontrar sistemas voltados especificamente para o planejamento de projetos que podem ser utilizados em uma obra, com o intuito de planejar todas as atividades necessárias e acompanhar o desenvolvimento de todo o processo.

Controle de custos

As soluções de controle de custo são ótimas aliadas na hora de manter o orçamento dentro dos limites. Esse é um dos principais desafios enfrentados por quem precisa construir ou reformar, e um software com essa finalidade pode auxiliar muito na hora de controlar os custos.

Controle de estoque e materiais

Outro problema comum em obra é a falta de gestão dos recursos utilizados na construção ou reforma. Como saída, existem sistemas de controle de estoque, que auxiliam na visualização de todos os materiais existentes na obra.

Controle-de-estoque-e-materiais

Seleção de fornecedores

É possível encontrar algumas soluções que realizam a seleção de fornecedores de diversos materiais e serviços. O PraConstruir é um exemplo de portal que pode auxiliar na escolha do fornecimento com base nos preços praticados.

Gestão da obra

Assim como você pode optar por investir em alguns softwares separadamente, é possível encontrar soluções completas para o controle de uma obra. O Veja Obra é uma dessas soluções, que conta com diversas ferramentas para auxiliar você no controle total de sua construção ou reforma.

 

Motivos para a implantação de software

Pode ser que você não esteja convencido da necessidade de contratar um software para auxiliar na gestão de sua obra. Por isso, reunimos 7 motivos para demonstrar o quão benéfico um sistema pode ser no dia a dia de uma construção ou reforma.

1. Automação das tarefas

A primeira grande vantagem da contratação desse tipo de solução é a automação de tarefas. Existem diversos pequenos processos diários dentro de uma obra, e realizá-los manualmente demanda tempo que você pode não ter.

Automação-das-tarefas

Por exemplo, no software Veja Obra, é possível criar uma agenda de tarefas compartilhada entre os membros da equipe, extinguindo a necessidade de realizar várias reuniões para designar responsabilidades.

2. Aumento de produtividade

Com mais tempo livre para se dedicar à obra em si, todos os colaboradores poderão produzir muito mais, melhorando, assim, os resultados e garantindo que o cronograma de atividades seja cumprido.

Outro ponto que auxilia na melhora da produtividade de sua equipe é o maior controle sobre todas as atividades que estão sendo desenvolvidas a cada instante.  Basta acessar o sistema para verificar o progresso de cada uma delas, e se estão sendo

3. Controle sobre os colaboradores

Cada profissional envolvido na obra deve ter as suas responsabilidades diárias com o todo. No entanto, realizar esse tipo de controle manualmente é difícil, pois pode ser que você não possa estar no local todos os dias.

Por meio de um sistema de gestão específico, você poderá repassar as responsabilidades de cada um dos membros do time e acompanhar o desenvolvimento de suas atividades.

4. Maior controle sobre processos

Toda obra sofre com alterações de projeto, e isso nem sempre é verificado e cadastrado, aumentando o cronograma e orçamento necessários para a conclusão.

Alguns sistemas de gestão contam com a possibilidade de criação de um diário de obra, no qual você poderá cadastrar o andamento de todas as atividades e qualquer falha que possa ter prejudicado o resultado final de acordo com o planejamento.

5. Gestão de cronograma

Um dos pontos mais importantes, seja na construção, seja na reforma de um ambiente, é o cronograma. Cumpri-lo é uma das principais responsabilidades de toda a equipe.

Gestão-de-cronograma

Contudo, pode haver pequenos problemas que prejudiquem esse objetivo. Ao implantar um sistema de gestão, você poderá observar o andamento das atividades e identificar possíveis atrasos, corrigindo tais eventos para atender ao cronograma.

6. Diminuição de custos

Outro ponto que pode trazer uma grande dor de cabeça para quem inicia uma obra é o orçamento. Quando não se tem experiência em construção e reforma, é necessário contar com o auxílio dos profissionais envolvidos na obra para realizar o levantamento dos custos.

Um software pode auxiliar no controle de seu orçamento, evitando que você acabe por extrapolar aquilo que foi planejado no início da obra. É claro que desafios podem surgir, e os gastos, aumentar, no entanto, ao utilizar um sistema para gestão, você poderá lidar bem com qualquer imprevisto.

7. Melhores decisões

Seja em construções ou reformas, a comunicação entre a equipe de trabalhadores e o responsável pela obra costuma ser falha. Esse fato pode prejudicar a identificação de problemas e aumentar o seu orçamento.

Boas decisões são baseadas em informações, e um sistema de gestão de obra pode subsidiar você com o máximo de dados. Dessa maneira, você poderá visualizar o andamento de todas as atividades.

Como escolher um bom software

Existem diversas soluções no mercado, mas é preciso atenção na hora de escolher uma boa para a sua demanda. Nem todos os sistemas são completos, e isso pode impactar os resultados de sua obra.

Alguns softwares, como o Veja Obra, contam com diversas ferramentas internas que podem auxiliar você a ter um controle total sobre sua construção ou reforma. Entre elas, podemos citar um módulo financeiro, cronograma, diário de obras, entre outros.

Realizar uma gestão de obras eficiente é um grande desafio. Esse tipo de atividade costuma trazer uma dificuldade enorme para leigos e até mesmo para pessoas mais experientes. Contar com um sistema pode ser a solução.

Gostou deste conteúdo? Seus amigos e colegas vão gostar também! Então compartilhe agora este post em suas redes sociais!